Detetive do SNES

Esses dias eu estava em um server de amigos do discord quando um amigo meu(lendário Ibubis) falou de um jogo de investigação do NES que tinha uma atmosfera parecida a de Twilight Syndrome. Eu e ele fomos pesquisar sobre o jogo e descobrimos que rolou tradução de seu remake pro SNES mas somente do segundo jogo “Famicom Detective Clube Part 2 The Girl in Back”, pesquisando mais vimos que o segundo jogo é prequel do primeiro então fomos fundo, e o que achamos do jogo ?

Resultado de imagem para famicom detective club part 2 wallpaper
Eu achei muito bonita essa capa, só não gosto desse “triângulo” que deu cores

Enquanto pesquisávamos sobre o jogo descobrimos coisas interessantes, primeiro que teve influência do lendário Gunpei Yokoi. Não só isso como esses jogos, mesmo sendo considerados “cult”, possuem uma popularidade considerável no japão e são muito queridos – até mesmo rolou versão pro Wii e remakes pro Switch estão sendo ou já foram feitos. Realmente foi uma surpresa pois achávamos que era apenas uma pérola perdida do NES/SNES(e de fato pode ser considerado que sim) mas até que possuí uma popularidade considerável ao ponto de rolar remakes.

Resultado de imagem para famicom detective club part 2 switch
Imagem do remake de Switch

A história do jogo é bem simples, seu começo é meio cringe mas o nosso protagonista sem nome(que eu chamei de Eric Pride e irei me referir a ele assim) estava em busca de seus pais que sumiram e no processo encontra o detetive Utsugi que ao saber da história do rapaz o acolhe em seu escritório de detetive e o faz seu parceiro. Sim isso é tosco demais, no processo você dá nome ao seu protagonista e rola uma conversinha com o detetive. Alguns meses depois Utsugi e Pride são chamados para um caso de homicídio, o corpo de uma colegial é encontrada em um rio e ao investigar é descoberta que ela se chamava Yoko Kojima.

Resultado de imagem para famicom detective club the girl in the back
A vítima que começou tudo, Yoko Kojima

No local ela é reconhecida por duas pessoas, sua amiga Ayumi Tachibana e seu professor Tatsuya Hibino(pessoas muito importantes para o plot) e por meio de Ayumi descobrimos que ela e Yoko tinha um clube de detetives, mas Yoko investigava sozinha um caso envolvendo “A Garota de Trás” um rumor que existe na escola há mais de 10 anos, segundo o rumor se você estiver sozinho no corredor da escola uma garota toda ensanguentada aparece atrás de ti pedindo por socorro. O nosso protagonista é encarregado de investigar o caso pois Utsugi está ocupado em um outro caso antigo que está prestes a ser arquivado, então Pride decide investigar o tal rumor e começa a suspeitar que ele está relacionado a um caso de desaparecimento de uma garota e aí a coisa toda anda.

Resultado de imagem para famicom detective club the girl in the back
O nosso protagonista sem nome que decidi chamar de Eric Pride

A história é bem simples, o jogo uma hora te dá tantas informações que você já começa a ter idéias do que rola e uma hora tu meio que já descobre quem é o assassino mas mesmo assim você ainda quer jogar para ver o desfecho que aliás me surpreendeu demais mas não me impactou tanto. Para complexar a simplicidade do enredo a atmosfera do jogo e sua gameplay são um tesouro a parte, sua atmosfera é bem sombria e digna de um jogo do gênero e o mistério apesar de simples é muito bem apresentado e bem feito conseguindo salvar a simplicidade do plot. Cada informação é valiosa demais e pode fazer a diferença para resolver o mistério. Sua gameplay é bem estilo Ace Attorney, você tem as opções como “Ir a tal lugar”, “Perguntar sobre”, “Pensar”(aliás bem broxante por sinal pois ele só fala o óbvio) e “checar”, claro tem outros mas é só um exemplo. Eu particularmente amo esse estilo de gameplay mas tem momentos que ela é uma tortura.

Resultado de imagem para famicom detective club part 2 wallpaper
Um exemplo da gameplay do jogo

Em certos momentos do jogo você fica perdido sem saber o que fazer, e você precisa ficar clicando em todas as opções do jogo várias vezes até acontecer algo( perguntar a mesma coisa várias vezes para dar em algo por exemplo) e isso é torturante e te faz ficar mais tempo do que o necessário em um lugar. Acredito que faltou cuidado nisso na época do jogo, um remake atual claro melhoraria muito. Sem contar que existe uma mecânica onde meio que vemos um bloco de notas do protagonista que mostra nome das pessoas que ele conversou, informações coletadas por pessoas e etc, as informações são adicionadas conforme conversamos com outras pessoas, eu gosto bastante disso mas achei a interface feia(não era um bloco de notas mas sim um quadro? não sei bem o que era).
As artes do jogo são lindas, no caso falo da versão de SNES, os personagens são bem arte de anime do anos 90 que é uma arte que gosto bastante e os cenários são bem efeitos. Em especial as capas do jogo são muito lindas,eu até usei uma como wallpaper do celular.

Resultado de imagem para famicom detective club part 2 wallpaper
Foi essa capa que me fez ficar interessado no jogo, artes de jogos realmente tem um poder na gente.


Durante os diálogos a boca dos personagens mexem fazendo um barulhinho enquanto o texto é escrito exatamente igual a Ace Attorney. É só um detalhe que eu gosto.

As músicas do jogo cumprem bem seu papel e são muito música de SNES e eu sou apaixonado pelas batidinhas dele, em especial curto muito a OST abaixo. Não é algo MASTERPIECE mas encaixa perfeitamente com o tema do jogo.

Concluindo, a proposta do jogo é bem ambiciosa e sua ambientação é ótima mas a execução foi muito “ok” faltou aprofundamento no enredo, eu achava perdoável pela época que foi lançado(1989) mas lembrei que na mesma época já tinha Snatchers jogo com gameplay “parecida” e com um enredo melhor desenvolvido e uma execução melhor. Acredito que o que mais me fez gostar dele foi o fato de me lembrar bastante Ace Attorney(claro sem o tribunal) e eu amo a gameplay de AA e acredito que rolou um pouco de inspiração( não consegui confirmar nada logo é apenas dedução de minha parte).

No geral para mim é um jogo 7.5/10, mas eu amei ele e quero muito jogar o primeiro jogo, que tem um enredo interessante mas tem uma nota inferior no VNDB enfim espero que a tradução dele saia logo.

Well, fiquem com algumas imagens aleatórias do jogo.

Resultado de imagem para famicom detective club the girl in the back
Resultado de imagem para famicom detective club part 2 wallpaper
Resultado de imagem para famicom detective club part 2 wallpaper
Resultado de imagem para famicom detective club part 2 wallpaper
Resultado de imagem para famicom detective club part 2 wallpaper

-See you space,cowboy..

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s