No gentil colo dos Wario-Likes – O conceito de um jogo do Wario

Wario é um personagem interessante, um ogro forte e pavio curto com muita ganância e fome por poder. Foi criado como um vilão e a pior pessoa no mundo, mas é longe de ser um personagem odiável. Sua personalidade e carisma fizeram ele um dos personagens mais amados da franquia (Super Mario) e por conta das suas características únicas e seu sucesso, Wario recebeu diversos jogos diferentes em que ele, se não era o protagonista, era um dos personagens mais importantes do jogo. Mas eu não gosto dessas introduções vagas e lentas. O motivo para estarmos aqui hoje é que esse personagem, com a coletividade de suas características interessantes e seus jogos, criou um gênero diferente sozinho – um Wario-Like. Existem vídeos (esse em especial) que falam sobre esse subgênero minúsculo de jogos que não oficialmente existe, mas eu gostaria de trazer minha própria visão do que é um jogo “Wario”, e acredito que possamos chegar a essa definição por dois caminhos.

Um jogo pode ser Wario simplesmente por se parecer com o gameplay base de Wario Land. Wario Land é um jogo de exploração, de coletar coisas, mas se expressa com gameplay de um jogo de plataforma moderadamente acelerado, nos padrões de Super Mario. Wario Land é um jogo em que você vai vencer inimigos estrategicamente, pular sobre armadilhas e resolver puzzles, tudo isso enquanto procura por algo em fases que são caixas de areia onde você pode ir e voltar. Nem todo Wario Land se encaixa em todos esses padrões, mas ao menos um pouco disso está presente em todos os jogos da franquia. Wario Land é, por conta disso, um collectathon, muito bom por sinal, e a execução do seu gameplay enquanto collectathon não é muito original, exceto pelo fato que poucos jogos tentam juntar esses aspectos específicos ao mesmo tempo: Exploração, combate, platforming e puzzles. Essa é a base da fraquia, ao menos, ela é conhecida por isso. É óbvio que, um jogo Wario-Like, seria um jogo que entrasse nesses padrões, em teoria.

Little Nemo, um jogo bem similar a um Wario-Like

Eu seriamente acredito que Wario Land não foi o primeiro jogo de plataforma a reunir todos esses elementos, até porque tem jogos bem parecidos com o que seria um Wario-Like que saíram antes de Wario Land 4 solidificar o padrão de um jogo do Wario, mas, mesmo que a franquia não seja tão conhecida, Wario Land é o exemplo mais influente que temos, e é o que tem mais personalidade e por isso se destaca. É o jogo que as pessoas jogam, então procuram por algo parecido, embora você provavelmente conheceu Wario Land procurando algo parecido com outro jogo.

Esse jogo é uma experiência bem agradável e fofinha

Um Wario-Like, baseado apenas em gameplay, na verdade pode ser bastante coisa. Justamente porque, dentro da franquia, os jogos também são essencialmente bem diferentes entre si, mesmo quando se encaixam no que seria um Wario-Like. Wario Land 3 é um collectathon, mas não tem foco em platforming e combate, e sim em puzzles apenas, e Wario Land 2 tem bastante ênfase em exploração sendo um jogo de puzzles também, embora você possa terminar o jogo sem dar bola pra nenhum coletável. Recentemente nós temos exemplos de Wario-Likes com Pizza Tower e Anton Blast, que, sem segredo, são realmente inspirados, muito visivelmente, em Wario Land. Mas um bom exemplo de um jogo que (provavelmente) não foi inspirado em Wario Land e chegou a algo realmente parecido, é na verdade outro jogo da Nintendo, Super Princess Peach.

É até estranho trazer esse jogo como exemplo porque pouca gente conhece, e menos ainda jogou ele, mas é porque realmente é meio difícil achar Wario-Likes puramente em gameplay. Super Princess Peach é um jogo que eu quero muito falar sobre extensivamente, significa que vai ter um texto próprio, mas vamos trazer esse texto pro presente e falar um pouco sobre esse jogo. A Peach é, em absolutamente tudo, o completo oposto do Wario, o que é muito interessante pra um jogo que em jogabilidade muito se assemelha com Wario Land. SPP tem o platforming, tem o combate, é focado em exploração e tem puzzles muito parecidos com Wario Land. A Peach parece uma variação do Wario em controles, porque embora não tenha um Shoulder Bash, como o Wario ela tem muitas habilidades diferentes de movimentação e de ataque, e os puzzles do jogo também utilizam transformações do protagonista, de maneiras lógicas mas um pouco cartunescas como o Wario. É importante mencionar que em Super Princess Peach também tem muitas habilidades que são icônicas em Wario Land, como pegar e lançar qualquer inimigo no jogo, o ground pound, deslizar em inclinações e mecânicas de velocidade e momentum, que são um foco de Wario Land 4. Em SPP você vai coletar dinheiro, salvar Toads e pegar quebra-cabeças, similar a como em Wario Land 4 você pega dinheiro, partes de uma pedra preciosa e discos.

Escrevendo esse texto eu fiz uma extensa busca por mais jogos que se encaixem pelo gameplay, e achei alguns jogos, mas esse texto não é exatamente para apresentar jogos parecidos com Wario, e sim falar sobre o conceito de um Wario-Like. Futuramente, vou falar de todos esses jogos na medida que jogar eles. Os jogos incluem Treasure Tech, Lord of the Bats e Duke Dashington. Mas antes de terminarmos de falar sobre o gameplay, tem um jogo muito conhecido que quase se encaixa em um Wario-Like por possuir muitas das características. Shovel Knight tem a exploração, o combate, platforming e puzzles como Wario Land, e assim como o Wario, os cavaleiros vão coletar muito dinheiro e outros coletáveis diversos na sua jornada, algo que na verdade tem bastante ênfase no jogo. Se você procura algo que seja parecido com Wario Land, Shovel Knight pode suprir essa necessidade, mas a verdade é que a fórmula desse jogo não é muito parecida com o jeito que Wario Land trabalha. O motivo para isso é que as fases não são um campo aberto que você pode ir e voltar para explorar livremente, algo que é verdade para, senão todos, a maioria dos Wario Lands. Em Shovel Knight, não é só frequente como algo normal do jogo que após você passar por uma sala você não possa voltar, isso porque esse jogo não tem exploração como seu foco, embora coletar coisas seja muito importante. Shovel Knight é inspirado em Mega Man, e é um jogo de plataforma mais direto ao ponto que também não se encaixa em um collectathon, então eu não conseguiria chamar ele de Wario-Like mesmo que traga muitas coisas do Wario.

O desconforto estético, as animações engraçadas, a violência cartunesca e a destruição completa de todas as coisas são representações do Wario

Gameplay não é a única maneira de definir um Wario-Like e, na verdade, nem é a maior. Wario é, acima de tudo, personalidade. Embora o gameplay de Wario Land seja lembrado por ser incrível, o que faz desses jogos especiais são a alma do Wario jogada neles, e algo muito interessante sobre esse personagem é que ele, embora não seja profundo, é bem detalhado e pode ser descrito de muitas maneiras. Criar um jogo que pareça com o Wario não é uma técnica científica, e muitos e muitos jogos trazem o espírito do personagem de maneiras muito criativas. Dentro da franquia Wario Land, Wario World é um jogo que tem como objetivo estético replicar a personalidade do Wario em todo aspecto do jogo, não só nos visuais e música como no gameplay, e concluiu um ótimo trabalho fazendo isso. Anton Blast e Ball, assim como Pizza Tower, também são jogos que muito fielmente reproduzem o sentimento estranho, distorcido e engraçado do Wario, também trazendo consigo parte da personalidade que os próprios jogos trouxeram, como a estética do Game Boy Advance ou do Virtual Boy que Wario Land tinha. Pizza Tower em especial usou a estética do Wario como personagem para criar uma personalidade distinta e um sentimento muito diferente que só Pizza Tower consegue passar, fazendo ele ainda mais impressionante.

WarioWare, Inc. Mega Microgames

O que acontece é que, como muitos desses subgêneros, é muito difícil estabelecer um ponto em que um jogo já não se encaixa mais no mesmo, e isso é bem interessante. Então, talvez você não concorde comigo, mas eu acho que WarioWare é a franquia perfeita para trazer todo o sentimento do Wario de uma maneira muito crua e inteligente. A personalidade icônica do Wario é a mesma personalidade excêntrica de WarioWare, onde o universo e personagens também são estranhos e carismáticos como o Wario. Só que o que principalmente traz à tona o Wario do jogo são os pequenos joguinhos de WarioWare. Tem algo perfeito na maneira como esses jogos mudam o seu estilo de arte de um jeito muito desconfortável a cada jogo, ou como os sons icônicos mas esquisitos são usados. O que eu quero dizer é que WarioWare é uma continuação perfeita para o espírito de Wario Land, e do próprio personagem.

Ao invés de levar dano, quando o Wario é queimado ele entra nessa animação engraçada

Algo muito importante sobre Wario Land é que essa sempre foi uma das franquias mais experimentais da Nintendo. Embora sejam jogos de plataforma, Wario Land tentou desde o início brincar com os conceitos básicos que nós temos sobre esses jogos e é muito inovador em como apresenta suas ideias. Essa necessidade de experimentação fez a franquia ser um bom lugar para testar o novo em conjunto com o velho e fazer as melhores obras possíveis, e esse mesmo conceito é levado por WarioWare. Porque, desde o primeiro jogo, WarioWare é um compilado de um compilado de ideias originais e criativas de inovar em um jogo, enquanto traz sua meticulosamente preparada personalidade à mesa.

Eu, como alguns de vocês, também gostaria que Wario voltasse aos jogos de plataforma, e por isso fico feliz com as tentativas milagrosas de fazer Wario Land retornar com roupas novas atualmente. Mesmo assim, eu fico muito contente que o espírito do Wario não morreu, e continua até hoje com WarioWare e suas ideias estranhamente geniais que desafia muitos conceitos definidos sobre um jogo e se reinventa a cada novo lançamento. Wario vai viver por mais um bom tempo, e ainda veremos mais uma das maiores conquistas do Wario nos próximos anos. Obrigada pela leitura.

YOU’RE GONNA CARRY THAT WEIGHT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s