The Bad Guys – Só mais um filme

Boa noite, hoje eu assisti Bad Guys. Esse é o filme mais novo da Dreamworks, vocês conhecem a Dreamworks, né? Shrek, Kung Fu Panda…? Bem, de qualquer jeito, eles fizeram mais um filme, e eu sou uma grande fã deles então eu assisti, mesmo que atrasada. Vamos ser rápidos, esse texto vai ser bem curtinho.

The Bad Guys é sobre um grupo de cinco vilões tentando realizar os maiores roubos das suas vidas, enquanto descobrem que podem ser boas pessoas. Antes de falar do que é importante, esse é um filme extremamente bonito. Bad Guys é animado em 3D, mas similar a outras animações recentes como Spiderverse, o visual imita animação 2D clássica, e a forma como ela é usada no filme é impressionante.

A estética do filme é construída envolta dele ser na verdade muito legal. A movimentação é legal, os efeitos são legais, os personagens, a música e as incríveis perseguições são legais. É um filme bonito e frenético que se esforça para passar o estilo requintado dos vilões mais legais da cidade.

Essa estética baseada em estilo é movimentada pelos seus personagens cativantes. Protagonistas com carisma e personalidades distintas que criam um clima confortável e interessante. O personagem mais importante é o Mr. Wolf, um protagonista entre protagonistas.

Mas o motivo para eu estar tão apressada apresentando esse filme é que, embora ele seja divertido ele… não é nada que você não tenha visto antes. Os personagens de The Bad Guys são divertidos, são personagens fofos e o design deles é maravilhoso, mas a personalidade deles, embora muito boa, não é nada original. Todos os personagens são apenas estereótipos e outras tropes de filmes de animação que você provavelmente já viu antes, e a própria ideia do filme em geral não é muito original também.

Bad Guys e a sua ideia de transformar vilões em mocinhos é uma ideia que já vimos muitas e muitas vezes, e a execução nesse filme específico não é nada tão único. A parte mais interessante é ver a constante mudança do senhor Wolf, tentando segurar sua amizade com seus amigos baseada em vilania, enquanto descobre a si mesmo como uma pessoa gentil e que gosta de ser amado ao invés de temido.

Ideias simples como essa ainda assim podem trazer uma história relativamente boa e, de fato, Bad Guys não tem nada em que ele se destaque negativamente, mas é difícil dizer que a história é algo para se orgulhar tão vividamente. A verdade é que, do início ao fim, tudo que acontece na história é apenas um compilado de boas ideias que nós já vimos antes.

Seja nos diálogos, nas cenas de ação, nas reviravoltas “impressionantes” e nos conflitos entre os personagens, não há nada no filme que não seja previsível, e eu não sou a melhor pessoa para prever coisas. Embora seja um filme divertido e o elenco de personagens seja interessante, fazendo você se importar com eles, o interesse na história do filme cai bastante quanto mais você assiste. O motivo é que, o tempo todo, você sempre sabe o que vai acontecer na cena seguinte.

Esse é um filme que reúne todos os clichês que você conhece de filmes de ação, de animações infanto-juvenis e, principalmente, da trope dos vilões ficando bonzinhos. Desde o momento que Wolf esconde dos seus amigos que ele tá curtindo ser bom, você já consegue prever a discussão de 40 minutos no futuro quando os amigos se separam por uma briga e um conflito de valores no grupo. Toda vez que o senhor Lobo mente para seus amigos isso só fica cada vez mais eminente.

Também é muito fácil perceber quem é o vilão principal do filme desde o primeiro momento que ele é introduzido, não só pela sua personalidade mentirosa que é fácil de perceber, mas pela própria animação e design do personagem que o tempo todo mostra que “ele não é o que parece ser”. O problema é que ele realmente parece ser o vilão desde o início e o filme entrega isso bem fácil.

Também não é difícil perceber o plot twist com a governadora Diane, e mesmo quando o filme faz algo que você não espera, acaba por ser extremamente forçado e fora de lugar, como uma certa traição que acontece no decorrer da história. The Bad Guys não traz muito de novo para a mesa e embora seja uma experiência boa assistir o filme, ver ele ou não vai mudar sua vida em pouca coisa.

Mas uma coisa que o filme faz muito bem é a coreografia das suas cenas de ação, sejam elas em carros ou lutas corpo-a-corpo, essas cenas, embora previsíveis, são muito divertidas e criativas. O design dessas cenas é inteligente e apenas por ser divertido já merece seu mérito.

Só que se existe uma coisa que esse filme talvez mude na sua vida é a possibilidade de você acabar se apaixonando por algum personagem furry do filme, o que pode mexer com a sua cabeça. Os personagens são muito bonitos e a personalidade deles é atraente, então é de se esperar que eles tenham uma fanbase forte apenas por seu estilo e beleza, e as chances são que você provavelmente faz parte desse pessoal que se apaixonou pela Tarantula, Wolf ou Diane. Parabéns. Você é furry. Lol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s