Uma curta e bombástica primeira visita a Anton Blast!

Ótimas tardes para vocês amigos, não consigo expressar o quão animada eu estou. Vocês não vão acreditar o que eu achei. Depois de tanto tempo sedenta por mais Wario Land, os devs da Summitsphere me presentearam com a demo de Anton Blast, um filho bem amado de Wario Land 4 que nos deu a honra de recebê-lo, e o recebi de braços abertos. Anton Blast é um jogo explosivo, dinâmico, rápido e espetacularmente carismático, de um homem irritado tentando recuperar sua cachaça do próprio Diabo.

“You’re gonna love it!”

Nesse jogo, Anton tem um shoulder bash, um ground pound, mas também vem com um slide e, a parte interessante do jogo, um salto que ele usa o impacto do seu martelo batendo no chão para ir mais alto. Essas ideias chave de movimentação, que são referências diretas a Wario Land, são aplicadas de uma maneira que incentivem sua movimentação rápida, te dão bastante liberdade e são, em geral, divertidos pra caramba. É óbvio que, sendo eu, eu ia falar disso mas o Shoulder Bash desse jogo é talvez o melhor, comparado com todos os Wario Lands, simplesmente por ser uma versão ainda mais divertida de usar do Shoulder Bash de VB Wario Land, e esse jogo realmente pegou muita inspiração desse Wario Land, além de, especialmente, Wario Land 4.

Anton Blast é inspirado em platformers rápidos e frenéticos, não só Wario como Metroid Dread, Cuphead, Crash Bandicoot e Sonic CD, trazendo de CD também muita inspiração musical, que não só me agrada como me arrepia, esse jogo me deixa muito feliz. Não é o primeiro jogo que eu vou analisar dessa forma, mas acho extremamente justo olhar para ele pelos mesmos parâmetros que usei com Wario Land 4, que é a inspiração principal desse jogo.

Dynamite Anton

Os controles são os melhores possíveis, muito parecidos com Mega Man X também, coisa que Wario Land já era bem similar. Esse jogo te influencia a se mexer sem parar te dando as melhores habilidades e o protagonista mais divertido de controlar existente, que por si só é uma versão muito mais irritada e destruidora do Wario. Tudo que você faz no jogo é satisfatório, principalmente destruir tudo que você vê na sua frente, não só na base da porrada mas com um martelo gigante e ajuda especial do cenário que providencia bombas e inimigos para serem jogados contra a parede arrombando elas. Mais divertido do que só passar pelas fases com muito estilo e precisão, é fazer isso enquanto recolhe todos os tesouros escondidos pela fase que, diferente de Wario Land 4 ou Wario World, não são coletáveis importantes mas estão ali simplesmente pra satisfazer sua ganância vendo os pontinhos subindo. Claro, quando o jogo lançar, esse dinheiro com certeza vai ter mais utilidade, mas no seu estado atual já traz a satisfação necessária que coletar dinheiro sempre trouxe e isso é suficiente em um jogo que você não vai parar de se mover em nenhum instante enquanto quebra tudo e todos no caminho.

O jogo tem alguns coletáveis maiores, como os Spirits (garrafas de cerveja com vida), uns… uhh… umas fichas de cassino, eu acho, e CDs como em Wario Land 4, mas o número pequeno desses coletáveis indica que esse jogo, diferente dos Wario Lands mais recentes (“recentes”) não tem foco em exploração, embora tenha muita exploração caso você queira pegar bastante dinheiro. Isso, por si só, não é algo ruim, e também abre possibilidades pro jogo que Wario Land não podia sonhar em ter, como fazer um level design em que você não precise ter controle total de tudo a todo momento. Por exemplo, em Wario Land 4, se você cometesse um erro e esse erro impedisse você de pegar um coletável importante sem resetar a fase, seria um problema gigante (como é em Wario Land Shake It) em um collectathon, baseado em explorar, procurar e coletar, mas em Anton Blast, o jogo vai mais te recompensar por seu pensamento rápido e criativo com dinheiro. Porém, caso você erre, nunca vai ser punido pelo jogo pela quantidade minúscula de coisas realmente importantes que você pode procurar. É claro, só temos uma fase do jogo para dizer se isso é consistente, mas se ele seguir por esse caminho, vai abrir muitas possibilidades que um collectathon acabaria fechando, por ser um gênero extremamente difícil de se desenvolver.

O platforming acelerado, o combate simples mas divertido e os puzzles interessantes criam um jogo que faz muita coisa não só direita mas espetacular e diverte a cada pequeno segundo que você o estiver jogando. A dificuldade é balanceada, com um level design impecável que estimula movimentos rápidos e precisos, enquanto dá bastante espaço para errar e tentar de novo até dar certo, especialmente fazendo uso dos controles maravilhosos que o jogo te deixa utilizar. Mas, algo que realmente faz dele incomparável é a meticulosa apresentação, visual e sonora que deixa esse jogo em patamares muito superiores em relação a qualquer outro jogo.

A arte é tão explosiva quanto o gameplay, um perfeito abraço na estética Game Boy Advanceana e o carisma notável de Wario Land 4, com um toque muito único de um jogo que é uma banana de dinamite em tudo que faz. A música, pra não fazer outra referência a explosões de novo, é um toque refinado de Jazz, Rock, e tudo de mais funky e temperado da música urbana, com inspiração clara em não só Wario Land como em Sonic CD, o que é muito do meu agrado.

Anton Blast é um dos pratos mais cheios que eu conheço de cuidadoso e criativo design em todo aspecto de um jogo, que qualquer pessoa pode pegar e se divertir sem parar com o visual chamativo e jogabilidade insana, mesmo se você não conhecer Wario Land 4, você provavelmente conhece Cuphead, ou talvez Crash Bandicoot, e se gostar de qualquer um desses (ou não), vale muito a pena tentar a demo maravilhosa de Anton Blast, e ajudar a Summitsphere na página do Kickstarter, que vai nos trazer um dos melhores jogos de plataforma já criados com o nível de cuidado que ninguém mais poderia trazer além deles mesmos. Agradeço a atenção, aproveitem o Happy Hour do meio da semana.

E, bem, agora eu queria avisar algo legal. Eu fui convidada a escrever em um site novo chamado Recanto do Dragão, onde meus textos vão poder ser mais reconhecidos e as pessoas vão ler com mais frequência. Eu fui abraçada por uma equipe de pessoas muito gentis e lancei esse texto que vocês leram lá, mas a versão de lá tem a edição incrível dos editores do site, então é mais polida de certa forma. Só que a minha paixão por escrever também traz esse site aqui como prioridade, porque é o meu lugarzinho pra colocar tudo que eu quiser e escrever totalmente como eu quero, seja isso bom ou ruim. Todos os textos, talvez com uma exceção ou outra, vão ser postados aqui, provavelmente no mesmo dia que no Recanto, e eu vou continuar usando esse site com frequência. Mas deem uma passada no Recanto e nos ajudem a crescer!

Agora, depois de todo esse falatório, eu queria dizer que eu ando sentindo muita falta de Wario Land. Acho que minha vida era até que bem legal quando eu ainda tava jogando esses jogos, e eu certamente não estou mal agora, mas foi uma época boa e foi a época que criou meus melhores textos. Anton Blast é realmente uma benção, um presente que eu não merecia, pra me dar mais um pouco dessa franquia que eu amo tanto. Eu fico muito feliz que Wario Land ainda seja reconhecido hoje em dia, e que as pessoas estão dando atenção a esse projeto feito com muito carinho, que eu vou estar feliz de apoiar até o fim dos tempos, mesmo na remota possibilidade de quando lançar não ser tudo que eu esperava. Eu ainda pretendo falar mais e mais de Wario Land, e espero que vocês estejam lá pra me escutar. Quando Anton Blast finalmente sair, é mais do que óbvio que eu vou fazer um texto completo pra ele. Muito obrigada pela atenção, e fiquem com a mensagem de despedida de todo texto que, porque não é a mesma fonte, no Recanto não tenho como colocar.

YOU’RE GONNA CARRY THAT WEIGHT

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